Rápidas notas informativas da semana que passou. Ou tudo o que se passou com o meu estrangeirismo:
- Fui revistado:
Entro eu, um rapaz que não corta o cabelo há quase três meses e barbudo (mas bem vestido, com cara de bom-moço - dizem - e portando gafas), no super. Procuro a carne para o almoço. Não acho. Desisto de comprar os tomates que já tinha separado. Deixo-os de volta na prateleira. Vou saindo pela porta e uma "mocinha" me chama. Na hora entendi. Fui logo abrindo os braços e passando pela constrangimento da revista. Tudo bem. Foi a mesma pessoa a quem eu perguntei onde era a balança para pesar os tomates. Vai ver meu sotaque me condenou. Ou então... sei lá. Entre revistas e revistas, prefiro a Vida Simples.
- Ao responder um email sobre a saída de quinta-feira, confirmando minha ida, eu disse: "Hola, este jueves me voy. Hasta, Fred". Recebi a resposta dizendo que ninguém tinha entendido nada. Fiquei sem entender também. Depois me explicaram. Se eu uso "me voy", é para dizer que estou de partida. Se digo "hasta", tenho que dizer "hasta alguma coisa...". Ou seja, ao confirmar, desconfirmei... hehehe. Em espanhol correto então: "Hola, este jueves voy. Hasta mañana, Fred".
- Descobri uma das minhas palavras preferidas em espanhol. Talvez a mais dileta, pela pronúncia e sentido: "volar".
- Sábado fomos ao cinema. Vimos um filme em inglês, com legenda em espanhol. Algo raro por aqui. Há uma lei nacional que faz com que os filmes dublados sejam maioria. Tanto é que uma "indústria" muito forte na Espanha, com investimentos pesados, é a da dublagem.
Assim, buscamos no jornal um cinema que fugia à regra e fomos ver, "em original", "Si la cosa funciona", o novo do Woody Allen. Foi meu primeiro cinema em Madrid. A primeira vez a gente nunca esquece...
- Começou ontem, às 3hs de domingo (não descobri porque às 3hs), o horário-de-inverno. Agora são apenas 3 horas de diferença para o Brasil...
- Por fim, faltou contar do almoço caseiro de quarta-feira passada. Uma comida brasil-espanha: alúbias pintas (feijão!!!), arroz, ensalada, carne-moida de ternera e "un trozo de tortilla de patatas" (é um omelete em forma de torta, muito apreciado por aqui).
Depois conto mais...
Um comentário:
Que pratinho mais escolar....que "bunitinho"!!!!!
Gostei das últimas postagens Fred.....acho muito bacanas ler as coisas corriqueiras que lhe acontecem.
Bjoooo
Postar um comentário